O Tenente Roberto Salles é um piloto da FAB enviado da Barreira do Inferno ao espaço numa missão secreta em vôo orbital. Durante o vôo o tenente é encontrado e é capturado por um disco voador. No interior da nave está um ser agonizante chamado Lid, oriundo do planeta Saturno.
A espaçonave tinha sido atingida por um meteoro. Roberto Salles recebe as instruções do alienígena e consegue desviar a nave e chegar até Saturno.
A espaçonave tinha sido atingida por um meteoro. Roberto Salles recebe as instruções do alienígena e consegue desviar a nave e chegar até Saturno.
O piloto recebe como recompensa de Lid (por ter arriscado a vida para salvar a do alienígena) o anel de luz negra feito com a energia magnética de Saturno que contém super-poderes, e, finalmente, volta à Terra, prometendo só usar o anel para o bem, assumindo uma nova identidade para combater os criminosos.
Roberto namora Marajoara Campos, filha do Coronel Campos. Seu principal inimigo é o Capitão Op-Art, cujo nome verdadeiro é Duarte Rodrigues, cientista especializado em robótica, formado na Alemanhã e que foi afastado das Forças Armadas por desequilíbrio mental. Op-Art é inspirado fisicamente em Gedeone. O nome Op-Art é uma alusão ao movimento artístico homônimo, por conta do vilão usar ilusões psicodélicas para atacar seus inimigos
A primeira série de revistas teve início em 1965 e durou 15 edições consecutivas publicadas pela Gráfica Editora Penteado (GEP). Todas desenhadas e roteirizadas por Gedeone Malagola, exceto as edições 13 e 15 que tiveram Edmundo Rodrigues e Luis Rodrigues como ilustradores, respectivamente. Além das 15 edições houve um almanaque e edições especiais ainda pela GEP.